Veja as melhores práticas para otimizar sua página de produtos e aumentar sua conversão.
No e-commerce, ter uma página de produto bem construída e otimizada é crucial na jornada de compras do usuário no seu site. Afinal, é nela que o consumidor toma sua decisão de avançar para as próximas etapas do funil de vendas.
Para que uma página tenha alta conversão, ela precisa ser atrativa, visualmente agradável e responder todas as possíveis dúvidas que possam surgir sobre o seu produto.
Preço, imagens e descrição básica não são suficientes para transformar visitantes em clientes, por isso, vamos apresentar os principais pontos para a criação de uma página de produto de alta conversão.
1. Nomenclatura estratégica: a nomenclatura do seu produto é importante para o seu ranqueamento nas pesquisas dos usuários. Para ter resultados mais eficientes use a seguinte fórmula:
Produto + Modelo + 1 Benefício do Produto. Exemplo: Calça Jeans Modeladora Wide Leg Preta Que Não Desbota.
Produto: Calça Jeans;
Modelo: Modeladora Wide Leg Preta;
Benefício: Que Não Desbota;
Imagem: conter no mínimo 5 imagens na seguinte ordem: foto do produto, modelo usando, imagem dna, outros ângulos.
2. Zoom: as imagens devem ter alta resolução e permitir o uso da ferramenta zoom/lupa, fazendo que o usuário consiga analisar detalhadamente o produto que deseja comprar.
3. Variações e quantidade: o usuário deverá ser capaz de selecionar o tamanho, cor, estampa, assim como a quantidade de produtos. Para melhorar a experiência do cliente, ao selecionar a cor, a imagem do produto deve ser automaticamente alterada para a cor escolhida.
4. Provador virtual e tabela de medidas: o Guia de Medidas é essencial para que os usuários possam ter um dimensionamento do caimento da peça e realizar compras com mais segurança. Oferecer orientações claras e simples sobre como tirar essas medidas pode aumentar a confiança do usuário e reduzir a taxa de devoluções.
5. Vídeo: o vídeo é uma excelente forma de demonstrar o seu produto e consequentemente obter uma melhor taxa de conversão. Os recursos visuais são imprescindíveis para mostrar os detalhes.
6. Descrição completa explorando os diferenciais do produto: forneça as principais informações sobre seu produto, como benefícios, diferenciais, instruções de uso e cuidados, características técnicas e responda às principais dúvidas sobre o produto. Destaque também os motivos para comprar no seu e-commerce.
7. Depoimentos na página dos produtos: a opinião dos clientes é de extrema importância para gerar prova social do seu produto e aumentar a credibilidade da loja. As avaliações podem ser decisivas na decisão de compra de outros consumidores.
8. Destaque o botão CTA (call-to-action ou chamada para ação): o principal objetivo da página de produto é levar o usuário à conversão. Portanto, é importante destacar o botão principal que direciona o usuário à finalização de compra.
9. Cross Sell na Página de Produtos: cross sell significa ofertar produtos complementares ao produto que o usuário está visualizando. Além de melhorar a experiência de compra, isso pode aumentar as suas conversões.
10. Responsividade: garanta que seu site seja responsivo, isto é, que as páginas do seu site estejam adaptadas para a versão mobile, pois grande parte dos consumidores acessam o site através de um celular.
Lembre-se, em um e-commerce, o consumidor não tem a possibilidade de experimentar os itens, tocar ou conferir algum detalhe de perto. Por isso, é fundamental ter uma página de produto bem construída e visualmente atrativa, garantindo que o usuário não fique com dúvidas e avance na jornada de compra.