Qual a importância das
estratégias de CRO e UX
para E-commerce?
As ações de CRO (Conversion Rate Optimization ou Otimização para a Conversão) e UX (User Experience ou Experiência do Usuário), visam diminuir os atritos da jornada de compras no E-commerce, transformando mais visitantes em compradores.
Quando aplicamos essas técnicas (que são exclusivas para cada negócio), o site fica mais atraente e intuitivo, diminuindo o custo das vendas.
Não adianta fazer tráfego pago, levar as pessoas pro site e não gerar vendas. Por isso, nossa metodologia de análise CRO + UX para E-commerce funciona assim:
Categorização, Banners principais, Diferenciais competitivos, Padronização de Fotografias, Layout, Posicionamento de preço, dentre outros
Análise das Categorias
Banners de Categoria, Ordenação da vitrine, Filtros inteligentes, Selos nas Imagens, Layout, dentre outros.
Análise das Páginas de Produtos
Descrição, Grade de produtos, Tabela de Medidas, Imagens, Cálculo de Frete, Avaliações, dentre outros.
Análise do Checkout
Funil de Vendas, Carregamento e Velocidade, Página quem Somos, Rodapé, elementos de Credibilidade, dentre outros.
Análise de Performance
Descrição, Grade de produtos, Tabela de Medidas, Imagens, Cálculo de Frete, Avaliações, dentre outros.
O que será entregue na Análise de UX?
Análise de Engajamento das Páginas
Análise das Páginas mais acessadas, Tempo de Retenção, Taxa de Entrada, para identificarmos pontos fortes que possam ser replicados.
Análise da Taxa de Saída de Categorias, Produtos e Canais
A Taxa de Saída é a medida das pessoas que abandonaram uma página específica pela quantidade de sessões que a página recebeu. Com isso, levantamos hipóteses como falta de produto, falta de confiabilidade, para serem melhoradas.
Análise da Jornada de Compras
Percentual de perda entre as etapas de compra (visitas à compras), caminhos que as pessoas percorrem no site, fluxo de acessos e mais.
Análise dos Mapas de Calor
Percentual de cliques nas páginas, scrolls nas telas, tempo de navegação nas dobras, utilização dos filtros e mais.
Indicações de Ferramentas Onsite
Com base nas necessidades do e-commerce, indicamos ferramentas para melhorar a navegabilidade e experiência do usuário, aumentando a conversão.
Estratégias Offsite
A experiência de compras também passa fora do site, por isso indicamos ações como rastreio de pedidos, unboxing, envio de pesquisa e mais.
Nossa Metodologia inclui a aplicação de um Checklist completo de CRO + UX, para analisar seu E-commerce de forma ampla e organizada: