Ações efetivas para diminuir o CAC do e-commerce 

Entenda a relação entre o custo de aquisição de clientes (CAC) e a taxa de conversão e como otimizá-la. 

A redução do Custo de Aquisição de Cliente (CAC) no e-commerce é fundamental para a rentabilidade do negócio. E está diretamente ligado ao aumento da taxa de conversão, ou seja, transformar visitantes em compradores. 

Vamos explorar algumas estratégias eficazes para melhorar essa taxa e, consequentemente, reduzir o CAC.

Como melhorar a taxa de conversão do e-commerce

Para diminuir o CAC, o foco principal deve ser a taxa de conversão. Trabalhar para aumentar a conversão implica otimizar o funil de vendas e transformar mais visitantes em compradores.

Para isso, é necessário trabalhar os 4 pilares que movem a taxa de conversão do e-commerce. São eles: produto, preço, site e público. 

Veja como trabalhar esses pilares e otimizar seu CAC:

Produto

  • Oferte produtos com baixa barreira de entrada ou com alta demanda de mercado. Esses serão seus produtos iscas;
  • Mantenha sempre em estoque os produtos validados. Isso ajudará na recorrência de suas das vendas;
  • Calcule a taxa de conversão de cada produto e anuncie os que possuem maior percentual (o esforço para a venda será menor);
  • Entenda quais produtos vendem em cada canal e priorize o anúncio e organização da vitrine com base nisso.

Preço

  • Realize ofertas de produtos, lançamentos e pré-lançamentos, tanto produtos validados quanto novos, por um curto espaço de tempo (escassez);
  • Acompanhe o calendário sazonal e invista em ações comerciais. Por exemplo: carnaval, dia das mães, festa junina;

[Clique aqui e saiba como trabalhar cada ações no seu negócio]

  • Faça ofertas específicas, como brindes com tempo determinado. Por exemplo: na compra de X essa semana, você ganhará Y brinde.

Site: 

  • Aposte em ferramentas que melhoram a experiência do usuário;
  • Use descrições de produtos em vídeo;
  • Trabalhe um layout intuitivo e visual;
  • Mude os banners de acordo com as ofertas vigentes;
  • Ordene a vitrine pelos tops produtos;
  • Utilize Selos para dar destaque nos produtos.

Público

  • Meta Ads: suba o público de lista de compradores para realizar remarketing + lookalike, teste outros públicos, outros formatos de anúncios e recupere o carrinho abandonado;
  • Google ads: adicione o público de compradores nos indicadores de público-alvo, negative termos, produtos e entenda a jornada;
  • Instagram: a jornada social é antecede a jornada de compras! Quanto melhor trabalhar no Instagram, melhor será o público que visita o seu site.

A jornada para um e-commerce de alta conversão e baixo CAC é um processo contínuo que exige dedicação e análise constante. Aplicando essas dicas, você estará no caminho certo para reduzir o CAC, aumentar as conversões e alcançar o sucesso no seu e-commerce!

E lembre-se: o ROAS (Retorno Sobre o Investimento em Anúncios) é o indicador que mede a eficiência de suas campanhas. Ao implementar as ações mencionadas neste blog, você estará também aumentando a receita e, consequentemente, o ROAS do seu negócio.

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