Entenda a relação entre o custo de aquisição de clientes (CAC) e a taxa de conversão e como otimizá-la.

A redução do Custo de Aquisição de Cliente (CAC) no e-commerce é fundamental para a rentabilidade do negócio. E está diretamente ligado ao aumento da taxa de conversão, ou seja, transformar visitantes em compradores.
Vamos explorar algumas estratégias eficazes para melhorar essa taxa e, consequentemente, reduzir o CAC.
Como melhorar a taxa de conversão do e-commerce
Para diminuir o CAC, o foco principal deve ser a taxa de conversão. Trabalhar para aumentar a conversão implica otimizar o funil de vendas e transformar mais visitantes em compradores.
Para isso, é necessário trabalhar os 4 pilares que movem a taxa de conversão do e-commerce. São eles: produto, preço, site e público.
Veja como trabalhar esses pilares e otimizar seu CAC:

Produto
- Oferte produtos com baixa barreira de entrada ou com alta demanda de mercado. Esses serão seus produtos iscas;
- Mantenha sempre em estoque os produtos validados. Isso ajudará na recorrência de suas das vendas;
- Calcule a taxa de conversão de cada produto e anuncie os que possuem maior percentual (o esforço para a venda será menor);
- Entenda quais produtos vendem em cada canal e priorize o anúncio e organização da vitrine com base nisso.

Preço
- Realize ofertas de produtos, lançamentos e pré-lançamentos, tanto produtos validados quanto novos, por um curto espaço de tempo (escassez);
- Acompanhe o calendário sazonal e invista em ações comerciais. Por exemplo: carnaval, dia das mães, festa junina;
[Clique aqui e saiba como trabalhar cada ações no seu negócio]
- Faça ofertas específicas, como brindes com tempo determinado. Por exemplo: na compra de X essa semana, você ganhará Y brinde.

Site:
- Aposte em ferramentas que melhoram a experiência do usuário;
- Use descrições de produtos em vídeo;
- Trabalhe um layout intuitivo e visual;
- Mude os banners de acordo com as ofertas vigentes;
- Ordene a vitrine pelos tops produtos;
- Utilize Selos para dar destaque nos produtos.

Público
- Meta Ads: suba o público de lista de compradores para realizar remarketing + lookalike, teste outros públicos, outros formatos de anúncios e recupere o carrinho abandonado;
- Google ads: adicione o público de compradores nos indicadores de público-alvo, negative termos, produtos e entenda a jornada;
- Instagram: a jornada social é antecede a jornada de compras! Quanto melhor trabalhar no Instagram, melhor será o público que visita o seu site.

A jornada para um e-commerce de alta conversão e baixo CAC é um processo contínuo que exige dedicação e análise constante. Aplicando essas dicas, você estará no caminho certo para reduzir o CAC, aumentar as conversões e alcançar o sucesso no seu e-commerce!
E lembre-se: o ROAS (Retorno Sobre o Investimento em Anúncios) é o indicador que mede a eficiência de suas campanhas. Ao implementar as ações mencionadas neste blog, você estará também aumentando a receita e, consequentemente, o ROAS do seu negócio.