
Seu site está no ar, os produtos estão cadastrados… mas ninguém aparece?
Se você já passou por isso, saiba que não está sozinho. Esse é um dos desafios mais comuns no e-commerce. Mas a boa notícia é que tem solução.
Nesse artigo, vamos te apresentar as soluções para fazer pesquisas de palavras-chave, de forma eficiente e utilizando métricas a seu favor.
As palavras que fazem sentido para o seu público
Um erro clássico: achar que você sabe como as pessoas pesquisam seu produto.
Já vi gente vendendo tênis e apostando que todo mundo procurava por “tênis esportivo confortável”, mas o que realmente estava bombando no Google era “tênis para academia feminino barato”.
Ou seja, pensamos diferente de quem está do outro lado, tentando encontrar o produto ideal.
Então, antes de qualquer coisa, esqueça o que você acha que sabe e foque a atenção no seu público.
- Como um cliente descreveria seu produto se estivesse falando com um amigo?
- Ele usaria palavras técnicas ou mais simples?
- Ele quer detalhes ou está só tentando achar algo rápido?
Se você ainda não sabe essas respostas, recomendo um estudo aprofundando sobre seu público. Avalie como eles falam sobre seus produtos, seja no WhatsApp, Instagram ou e-mail. Com certeza, você irá extrair insights valiosos.
Testando no Google antes de qualquer ferramenta

Aqui vai um truque que sempre uso antes de abrir qualquer ferramenta: pesquisar no Google como se eu fosse um cliente.
Abra o navegador de busca e comece a digitar algo relacionado ao seu produto. O próprio Google irá sugerir variações. E o mais interessante é que essas sugestões são baseadas no que as pessoas mais pesquisam.
Outra dica: Vá até o final da página e confira a seção “pesquisas relacionadas”. Você encontrará mais informações relevantes para utilizar no seu e-commerce.
E se quiser mais insights, clique nos primeiros sites que aparecem e note que as palavras que eles repetem no título, nas descrições e até no nome das imagens. Isso traz um ótimo ponto de partida antes de recorrer às ferramentas.
Ferramentas: use, mas não se prenda apenas à elas
Muitos se perdem nesse ponto porque entram em ferramentas tipo Google Keyword Planner, Ahrefs, Ubersuggest e ficam obcecados pelos números. Como Analista de SEO preciso confessar, já caí nessa. Ficava interessado no volume de buscas e esquecia de pensar se aquela palavra realmente atrairia compradores.
Então, use as ferramentas, mas sem deixar que elas ditem todas as regras. O que realmente importa?
- Palavras que fazem sentido para o seu cliente.
- Palavras que indicam que a pessoa já está pronta para comprar.
- Palavras que não sejam tão genéricas a ponto de você competir com lojas maiores
Se a palavra faz sentido, tem intenção de compra e não te coloca em desvantagem com os seus concorrentes, então vale a pena trabalhar com ela.
Fuja das palavras genéricas e abrace as específicas
Não é uma boa estratégia tentar ranquear seu e-commerce utilizando palavras genéricas, como, por exemplo, mochila.
A chance de alguém comprar algo pesquisando apenas por “mochila” é mínima. A busca costuma ser sempre mais segmentada como: “mochila impermeável para notebook 15 polegadas”.
Essas são as palavras que você precisa encontrar e direcionar para a busca de seus produtos.
E o jeito mais simples de encontrá-las é identificando as dores e desejo do seu cliente. Se ele quer um tênis: ele está preocupado com conforto, preço ou durabilidade?
- Se ele quer um fone de ouvido: ele quer qualidade de som, bateria longa ou cancelamento de ruído?
As palavras-chave que vão te trazer vendas são aquelas que solucionam tocam esses pontos.
Análise a intenção de busca
Nem toda palavra-chave serve para vender um produto. Algumas são de pessoas que estão apenas buscando informações. Os três principais tipos de intenção de busca são:
- Navegacional – Quando o usuário busca por uma marca específica (ex: “Nike site oficial”).
- Informacional – Quando ele quer aprender algo (ex: “como escolher um tênis para corrida”).
- Transacional – Quando ele quer comprar (ex: “tênis esportivo masculino preço”).
Seu foco deve ser direcionado para as palavras-chave transacionais e informacionais, pois elas podem trazer tráfego qualificado para seu e-commerce.
Análise a concorrência
Antes de definir quais palavras usar, pesquise no Google e veja quem já está ranqueando com elas. Se os primeiros resultados forem grandes varejistas como Amazon e Magazine Luiza, a competição fica mais difícil. Nesse caso, busque palavras-chave de cauda longa, que são mais específicas e têm menor concorrência.
Por exemplo, em vez de “mochila para viagem”, você pode tentar “mochila resistente para trilhas longas”.
Aplique as palavras-chave na sua loja
Agora que você tem suas palavras-chave, é hora de aplicá-las estrategicamente no seu e-commerce:
- Títulos dos produtos: Inclua a palavra-chave principal.
- Descrições: Use variações naturais da palavra-chave ao descrever os produtos.
- URLs: Evite URLs genéricas como “www.sualoja.com/produto123” e prefira algo como “www.sualoja.com/tenis-esportivo-masculino”.
- Imagens: Renomeie os arquivos e use atributos alt com palavras-chave.
- Blog: Crie conteúdos otimizados para atrair visitantes organicamente.
Fazer uma boa pesquisa de palavras-chave pode transformar o tráfego do seu e-commerce e aumentar suas vendas. O segredo está em entender seu público, escolher termos estratégicos e aplicá-los corretamente em sua loja.
Agora que você já sabe como encontrar as melhores palavras-chave, que tal colocar esse conhecimento em prática e otimizar seu e-commerce para vender mais?