Contratar uma consultoria de e-commerce: vale a pena?

Descubra o momento em que investir em uma consultoria especializada pode transformar seu e-commerce e impulsionar os seus resultados.

consultoria de e-commerce

Gerenciar um e-commerce e buscar performance em todas as áreas é um desafio constante na vida de todo lojista. Muitas vezes, os empreendedores se deparam com problemas recorrentes, como a estagnação das vendas, falta de clareza nos dados do negócio, dificuldades no processo de escala, dentre outros. Se essas situações lhe soaram familiares, talvez seja hora de considerar uma consultoria especializada.

Mas afinal, vale a pena contratar uma consultoria para o seu e-commerce? 

O que é uma consultoria para e-commerce?

Diferente de serviços pontuais focados apenas em execução, a consultoria para e-commerce tem um papel estratégico. O objetivo é compartilhar a propriedade intelectual e metodologias validadas, capacitando equipes internas e externas com conhecimento abrangente sobre o ecossistema do e-commerce.

A consultoria atuar em um modelo 360º, abrangendo diversas áreas do e-commerce com foco em resultado:

Mídia paga (ADS): Extrair o máximo potencial das ferramentas de mídia paga, visando levar um bom volume de pessoas ao site com alto nível de consciência e com bom custo por sessão, trabalhando de forma estratégica o funil de vendas para potencializar a taxa de conversão do e-commerce conforme a jornada de compras do seu cliente.

Otimização da Taxa de Conversão do Site (CRO): Analisa e sugere melhorias no funil de conversão para aumentar a taxa de vendas. Analisando a jornada de compras dentro do site, reduzindo atrito e melhorando a experiência do usuário com foco em vendas e performance.

Experiência do Usuário (UX): UX vai muito além do site, desde a caixinha de embalagem enviada ao cliente, experiência de compra no site, pós-venda e tudo que envolva uma boa experiência de compra para o cliente. 

Social Consulting: O mapeamento técnico e estratégico voltada para performance e impulsionamento das redes sociais do seu e-commerce. 

CRM (E-mail e WhatsApp): Estratégias para aumentar vendas recorrentes, trabalhando redução do CAC e aumento do LTV. 

SEO (Google Orgânico): Estratégias para o crescimento do tráfego orgânico, aumentando a visibilidade através dos mecanismos de busca do seu negócio.

Análise de Mercado e Dados: Clareza e decisões baseadas em dados, com posicionamento de mercado e pontos de oportunidades de exploração e melhoria.

Growth e Planejamento Estratégico: Análise estratégica voltada para identificação de oportunidades para escala do e-commerce.

Performance do Projeto: Monitoramento e ajuste constante para garantir que as metas de crescimento e vendas sejam atingidas.

Para quem a consultoria é indicada?

Se você já tem um time interno dedicado ou time externo, mas sente que a estratégia não está trazendo resultados consistentes ou faltam clareza nas ações, a consultoria é ideal. Seu foco é fornecer conhecimento estratégico, aplicando métodos validados que garantem:

Visão holística do negócio: Integração entre diversas áreas para uma melhor performance do seu e-commerce.

Autonomia para equipe: A consultoria visa capacitar seu time com habilidades que permanecem após o projeto.

Clareza estratégica e aumento das vendas: além de transferir propriedade intelectual, o foco é organizar e estruturar as operações do seu e-commerce para gerar clareza sobre os passos seguintes e impulsionar o crescimento.

Benefícios de uma consultoria integrada aos seus produtos

Aceleração com mídias pagas: Identifique os canais mais rentáveis e ajuste campanhas para uma melhor participação na jornada, buscando refletir numa melhor rentabilidade.

CRM (E-mail e WhatsApp): Automatização e personalização para aumentar retenção.

SEO: Ganho de relevância e tráfego orgânico com técnicas atualizadas.

Agora que você já identificou como a consultoria pode impactar no seu e-commerce, a decisão de contratar uma consultoria irá depender do estágio de maturidade do seu negócio e do desejo de crescer com mais eficiência. Se você busca conhecimento estruturado, estratégias claras e resultados reais, esse é o momento de transformar o seu e-commerce com uma abordagem consultiva especializada e validada em performance.

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