Afinal, o que devo fazer para ter sucesso com o meu e-commerce? Confira nossas dicas práticas abaixo para melhorar a sua operação.
Vamos começar pelo que não funciona e se você estiver praticando alguma das ações abaixo pare com isso hoje mesmo, ok?
1. Aumentar o prazo de entrega para o produto não chegar atrasado:
Buscar uma entrega lenta, só para que o produto chegue antes do prazo, não irá surpreender seu cliente. De acordo com uma pesquisa feita pela Capterra, 73% dos consumidores esperam que os e-commerces tenham entregas ultra rápidas. Então o prazo de entrega rápido é um decisor para compras.
2. Não fazer ações comerciais em datas sazonais:
E-commerce é movimento. Exemplo disso é a Black Friday (um movimento) que, geralmente, é a época que o varejo virtual mais vende. Por isso é importante que tenha um planejamento com estratégias comerciais que fará nesta data e durante todo o ano.
[Clique aqui e conheça as principais datas e ações para movimentar seu e-commerce]
3. Não fazer gestão dos clientes (CRM):
Você sabia que conquistar um novo cliente é de 5 a 7x mais caro do que manter um atual? Por isso, é importante que faça a retenção da sua base, pois é nela que sua empresa terá rentabilidade. Enviar um e-mail, dizer que sentiu falta e ofertar um cupom de desconto é uma das ações que faz parte desse movimento.
4. Não analisar e acompanhar os principais indicadores:
No digital, recebemos muitos dados que podem ser atraentes. Contudo, concentre-se em escolher e acompanhar os indicadores que irão trazer sucesso para o seu negócio.
É importante olharmos para: CAC (custo de aquisição de clientes), LTV (tempo de vida do cliente), Margem de Lucro Líquida, Taxa de Conversão, Ticket Médio e CPS (custo por sessão).
Agora, vamos conhecer as ações que funcionam no e-commerce e levam sua loja para outro nível.
1. Experiência do usuário otimizada no seu site:
Sabe aquele ditado: “A primeira impressão é a que fica”? Pois é, isso também vale para seu e-commerce. Invista em ter um site com navegação intuitiva, design responsivo, com informações claras e que tenha uma boa velocidade de navegação.
2. Excelente atendimento ao cliente:
Não pense que o fato de ter um site com soluções completas dispensa a necessidade de um atendimento. O cliente pode ficar com dúvida e um atendimento rápido e de excelência fará ele fechar a compra com você. Estudos comprovam que um atendimento rápido, em menos de 5 minutos, aumenta as chances de conversão em 100 vezes.
3. Ofereça Cashback:
Um dos melhores incentivos que fará o cliente voltar a comprar de você é o famoso “cashback”. Isso manterá o cliente ativa na sua base de clientes e uma possível nova compra. Mas é importante que deixe claro suas políticas de cashback.
4. Diversificação dos canais de venda:
Imagine se hoje mais de 80% das suas vendas acontecem pelo Instagram e ele simplesmente deixa de existir? Do dia para a noite você perdeu o seu maior gerador de receita.
Para fugir de coisas como essas (que podem acontecer) diversifique os seus canais de venda. Tenha canais de CRM como e-mail marketing, invista em SEO que é basicamente otimizar seu site para os mecanismos de busca, grupos vips no WhatsApp e outras redes sociais que façam sentido para o seu negócio.