Entenda a diferença entre e-commerce com jornada curta e jornada longa

Você sabia que existem jornadas diferentes para cada e-commerce? Alguns têm uma jornada de compras mais curta e outros, uma jornada mais longa.

A grande diferença está no caminho e no tempo que o usuário pode levar até a primeira compra. O que diferencia as jornadas de compra é o tempo e o caminho percorrido pelo usuário até a conversão. Em geral, essa jornada é composta por 4 etapas: atrair, converter, nutrir e vender.

Saber identificar a jornada, fará total diferença nas estratégias dos anúncios e no funil de vendas. Com isso em mente, vamos ao conteúdo de hoje!

E-commerce com jornada curta:

Na grande maioria das vezes, são e-commerces que possuem produtos de ticket baixo, público comprador amplo, alta recompra, compra impulsiva ou por necessidade, conversão direta fácil nas mídias pagas, inclusive em público frio.

Geralmente, para esses e-commerces, você vai precisar de menos esforços (investimentos) para realizar uma venda.

Abaixo, podemos ver na prática o tempo médio até a compra em um e-commerce de jornada curta, onde há uma média de 2,93 dias do primeiro contato até a compra

Ações para dominar e-commerces com jornada curta 

São estratégias fundamentais para maximizar as vendas em um curto espaço de tempo, focando em ações rápidas e eficazes para atrair e converter clientes de maneira eficiente. Confira algumas ações: 

👉🏼 Anúncios mais voltados para o produto
👉🏼 Ofertas agressivas de vendas
👉🏼 Réguas de relacionamento forte (Instagram)
👉🏼 Calendário sazonal
👉🏼 Anúncios de bastidores/embalando produtos

E-commerce com jornada longa:

Ao contrário do e-commerce com jornada curta, na maioria das vezes, são produtos  que possuem de ticket médio alto, público muito nichado, baixa recompra, produtos que requerem análises e pesquisas, poucas conversões diretas nas mídias pagas, quando acontece é no remarketing.

Geralmente, para esses e-commerces, você vai precisar investir mais tempo e recursos para concretizar uma venda. Para isso, será necessário trabalhar sua credibilidade, fortalecer o relacionamento com o cliente, aumentando seus pontos de contato com ele através de um CRM.

Abaixo, podemos ver na prática o tempo médio até a compra em um e-commerce de jornada longa, onde há uma média de 10 dias do primeiro contato até a compra:

Ações para dominar e-commerces com jornada longa

Envolvem estratégias detalhadas e de longo prazo que buscam nutrir o relacionamento com os clientes. Para este caso, você pode apostar em ações como: 

👉🏼 Alta frequência no remarketing
👉🏼 Cobertura de mídia
👉🏼 Funil de conteúdo
👉🏼 Realização de live shop
👉🏼 Ações com Influencers
👉🏼 Prova social
👉🏼 Página de produto que agregue valor

Identificar a jornada de um e-commerce é entender o comportamento do consumidor, e adaptar as suas estratégias à jornada específica do seu e-commerce permitirá a criação de campanhas mais eficazes, melhor engajamento com o público e, consequentemente, aumento nas vendas.

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