Jornada social X jornada de compra no e-commerce

Descubra como o Instagram pode transformar a jornada de compra dos seus clientes. 

A jornada de compra de um consumidor começa muito antes de ele finalizar a transação. No ambiente digital, o papel das redes sociais, especialmente do Instagram, é fundamental para moldar essa jornada. 

O Instagram, além de ser uma vitrine de produtos, é uma poderosa ferramenta para criar confiança e segurança na marca, influenciando diretamente as decisões de compra dos usuários.

Comportamento do consumidor  

A jornada social é todo caminho de interações pelas redes sociais que leva seu cliente até a jornada de compra. Pense na última vez em que você viu um anúncio de uma marca desconhecida no Instagram. É raro que alguém clique, vá direto ao site, adicione o produto ao carrinho e finalize a compra na primeira interação. O processo é mais longo do que parece. 

O consumidor geralmente começa ignorando o primeiro anúncio patrocinado que aparece. Em seguida, ao ver a marca novamente, ele decide visitar o perfil da loja no Instagram. Nesse momento, surge a decisão: seguir ou não a marca? Após alguns dias começa o que chamamos de remarketing, onde o consumidor será impactado por novas campanhas e anúncios. Já  com a confiança estabelecida e o desejo consolidado, a compra finalmente acontece.

Esse ciclo reflete como o Instagram atua não só como um canal de desejo, mas também como um canal de segurança, onde o consumidor se sente confortável para adquirir em seu e-commerce.

Além de estimular o desejo, o Instagram trabalha na construção de confiança através de depoimentos reais, seguidores engajados e conteúdo humanizado. O cérebro do consumidor processa essas informações como sinais de segurança e vai falando: “é seguro, pode continuar!”.  Isso está diretamente ligado à redução do CAC. 

Métricas essenciais

Há diversas métricas que comprovam a relevância do Instagram no processo de compra. Algumas delas incluem:

CTR todos x CTR link: através do gerenciador de anúncios, percebemos que o CTR todos (que contabiliza todos os cliques no anúncio) é bem superior ao CTR link (que mede apenas cliques no link). Em alguns casos, é o triplo.

Ou seja, as pessoas vão mais para o perfil do Instagram de uma loja desconhecida, do que para o site.

Pontos de Contato: no analytics, conseguimos entender o comportamento do Instagram na jornada de compras, normalmente o Instagram é um canal que trabalha na retenção e conversão das pessoas.

Dessa forma passamos a ter um cenário mais amplo que irá abranger a maior parte dos e-commerces. 

Estudo de Canais: também no analytics, a taxa de conversão dos canais do Instagram (link da bio, link dos stories e sacolinha), são maiores que dos canais de mídia paga.

Ou seja, o Instagram é um canal que apresenta um ARPU (receita média por usuário) maior.

Os dados e comportamentos observados no Instagram deixam claro que ele é um canal estratégico para o e-commerce. Quanto melhor trabalhado o social da marca, melhores serão os resultados. O que não faltam são indícios da importância do social na jornada de compras. Um Instagram melhor trabalhado, reflete em melhores resultados no e-commerce.

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