Como a matemática do E-commerce pode ajudar você a tomar as melhores decisões a favor do seu negócio
A cada análise de resultados de um E-commerce, precisamos nos responder: o que houve com a receita? Em seguida, nos perguntamos: “tá ok, mas por que subiu? por que desceu?” A verdade é que se não soubermos os mecanismos que a movimentam, ficaremos perdidos em quais ações tomar. Por isso, elencamos as principais derivações matemáticas relacionadas a um E-commerce. Vamos a elas!
Receita = Vendas x Ticket Médio
Vendas = Sessões x Taxa de Conversão
Logo, Receita = Sessões x Taxa de Conversão x Ticket Médio
E o que acontece se dividirmos a Receita pelo Investimento?
Temos o ROAS!
Então o ROAS de um E-commerce, nada mais é que: (Sessões x Taxa de Conversão x Ticket Médio)/Investimento
Com base nessas informações, já conseguimos saber o que precisamos fazer para nosso ROAS aumentar! Precisamos aumentar as sessões e/ou aumentar a taxa de conversão e/ou aumentar o ticket médio e/ou diminuir o investimento.
Sessões = São as pessoas que visitam o site, logo podemos aumentar o investimento em mídia paga, diminuir o custo por cliques ou até mesmo abrir novos canais.
Taxa de conversão = Vendas/Sessões, logo para aumentar precisamos transformar mais visitantes em compradores e isso pode ser feito aplicando um boa análise CRO (Conversion Rate Optimization) na loja.
Ticket Médio = Preço Médio x Quantidade Média de Produtos por Pedido, logo para aumentar precisamos aumentar os preços ou encaixar ofertas para as pessoas levarem mais produtos, como desconto progressivo.
Entenda os indicadores do negócio, observe aqueles que precisam melhorar e, com base na matemática do E-commerce, realize as ações para alavancar seus resultados.